A primeira versão do Windows 7 apenas funciona em GSM - Exame Informática

A primeira versão do Windows 7 apenas funciona em GSM

A versão de estreia do Windows Phone 7 vai funcionar exclusivamente em redes GSM.

17/09/2010 10:19:27

 

A Microsoft decidiu adiar o lançamento da versão do Windows Phone 7 para redes móveis CDMA para a primeira metade de 2011.

Os responsáveis da Microsoft justificam este atraso com a necessidade de gerir recursos e focar esforços nas redes que operam na norma GSM (líder a nível mundial).

"Até na Microsoft, os recursos não são ilimitados. Tivemos de dar prioridade a algumas coisas que queremos fazer realmente bem", explicou Greg Sullivan, quando questionado pelo Cnet.

Resta saber qual o impacto comercial que esta decisão pode ter nos EUA.

Com este atraso na adaptação do Windows Phone 7, dois dos quatro grandes operadores móveis norte-americanos (a Sprint e a Verizon) vão ter de esperar, pelo menos, mais seis meses até poderem suportar terminais com o novo sistema operativo para smartphones da Microsoft.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail

Palavras-chave do artigo
cdma, gsm, microsoft, smartphones, windows

Deixe o seu comentário

Ordenar por:
Mostrar

A microsoft nao é perfeita, mas quem o é!

Não defendo o windows, nem o SO da apple, nem o linux, contudo reconheço que o windows tem evoluido muito bem ( tirando o caso Vista, que foi um erro). Neste momento temos o W7 e eu acho muito bom. A Apple tem um bom sistema operativo, não o critico, contudo, há quem goste e outros nem por isso, como tal, isto não significa que seja pior, mas sim que se adapta melhor aos gostos e necessidades do utilizador; o linux, possivelmente tem tudo para ser o melhor, mas está longe de o ser, podemos comparar as ferramentas criadas à imagem das ferramentas da microsoft: por exemplo, o openoffice; está a anos luz do office da microsoft.
Relativamente ao Windows phone 7, penso que eles, melhor que nós, sabem bem o que estão a fazer. Eu tenho muita pena de não puder vir a ter no meu nokia N97 este sistema operativo, pois de facto, julgo que o symbian estagnou.
Quer queiramos ou não o iphone que tem uma legião de seguidores, também começou mal pois tinha algumas limitações e falta de ferramentas, para não falar naquilo que os outros oferecem gratuitamente e a apple vende! A apple é boa e tem uma maquina de marketing e de designers fabulosa ao ponto das pessoas não resistirem. Acho fixe, mas como já disse as pessoas compram por várias razões e nem sempre é pela qualidade, tem mais a ver como os gostos, necessidades e com o momento da compra.
Há mercado para tudo e o que gosto disto tudo é da concorrencia.

0 Voto
Mostrar

"iphone, um aborto"

a esta tenho que responder!

O iphone um aborto?! Só quem não sabe ou não vê é que pode fazer um comentário desta natureza!
Quando em 2007 comprei o meu 1º nos USA estive quase a vendê-lo, porque sim, achei que não tinha nada de melhor que os da concorrrencia. Quando caí em mim, e soube tirar partido dele, nunca mais o larguei. Tenho já o segundo e estou à espera do terceiro.
É caro? Não... Vale muito dinheiro... É diferente. Basta corrermos todos os pontos de venda e vemos que está esgotado em todo lado. Só cá em Portugal? Não... Em todo mundo!
Conclusão: anda tudo a dormir, só este meu amigo é que descobriu que é um aborto!
AVÉ INTELIGÊNCIA!

0 Voto
Mostrar

Re:

Acho interessante admirar o telemóvel. Não querendo meter palavras na sua boca, mas quase que diria que o senhor acha o telemóvel "mágico" apesar de este não ter 3G. Onde é que já li algo parecido com isto?

0 Voto
Mostrar

Re:

O iphone é mesmo bom!

A prova disso é que mesmo numa notícia sobre a ms e o seu w7 não conseguem evitar a guerrinha idiota entre os que adoram e os que detestam...

Só algo muito extraordinário para provocar tanto amor-ódio...

Tomara a ms conseguir voltar a lançar um produto tão amado e odiado como esse tal de iphone!

Só um "p.s.zito" para os anti-ms: Não se esqueçam de quanto a ms fez pela democratização dos meios computacionais! Mesmo que agora estejam no caminho inverso, todos nós lhe devemos um pouco da história do tekworld...

0 Voto
Mostrar

Re:

É magico também porque não precisa pagar o double-click a nenhum patent TROLL.

0 Voto
Mostrar

A ignorância rula

Eu acho que os comentários nestas notícias de tecnologia espelham bem o estado do país: uma esmagadora maioria de ignorantes que não sabe do que fala, mas acha por bem mandar umas larachas para dar um ar de intelectualóide.

Amiguinhos, não é culpa do Windows Phone 7 o facto de não haver máquinas CDMA no lançamento. É uma decisão da Microsoft de se focar no mercado GSM que, caso não saibam, domina o planeta - são 70 ou 80% dos mercados que são GSM. Portanto, a Microsoft tomou uma decisão baseada numa estratégia comercial.

Podemos discutir se essa estratégia é boa ou má, mas não me venham com fanboyzisses dizes que ah e tal o Windows Phone 7 é uma me**a e que por causa disso não suporta CDMA.

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Olha o iluminado. Lê a noticia s.f.f., consegues ver lá a palavra "atraso"? E também "adiar"?
E ainda "gerir recursos"? Uma empresa como a microsoft, tem uma estratégia de marketing dizendo que não tem recursos? E que vai adiar a solução de um problema?

Já percebi que és anti-fanboy e que não consegues comentar uma noticia se o referenciar. Mas também que tens uma religião e repudias que fala mal dela. "Microsoft"

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

eia, pa...ja la tinha que vir o fanboy...
olha la, tu que gostas de apple, por acaso, ainda te lembras do primeiro iphone, aquele com o primeiro ios...é qu eu lembro-me...e também não tinha 3g - só que a desculpa da apple era muito mais esfarrapada

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Por esta altura, a Blackberry e a Apple, defuntos do funeral que a Microsoft deu em sua honra, riem-se a bom rir.

A meu ver a Microsoft tem-se vindo a afundar ano após ano. Não consegue estar à altura da concorrência, e não demora muito até perder totalmente o segmento do utilizador pessoal/privado a todos os níveis, seja em computadores pessoais, tablets, smartphones, etc....

Ainda bem que eles não visaram a google no seu velório porque senão a vertgonha saía ainda maior.

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Não se trata de ignorância de quem está a comentar. Trata-se de ignorância da parte da Microsoft que já devia ter o Windows Phone 7 pronto à meio ano atrás.
Se somos tão ignorantes porque é que a Microsoft enviou para os fabricantes a versão para ser lançada e agora afinal já não vai sair. Na Microsoft só três departamentos parecem funcionar que é o do sistema operativo e do browser e o da XBOX, de resto andam todos a dormir demais para a concorrência que têm e isso tem-se visto nos ressultados financeiros da empresa.
Por isso sê mais comedido nas palavras que ninguem insultou ninguem e todos querem o WP7 o mais rápidamente no mercado para haver alguma concorrência.

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Concordo com o Jaime Coelho Lima.

A quota de mercado deles no mercado de desktops e laptops está decrescer a um ritmo assustador. Toda a gente está a mudar-se para Mac OSX ou Linux. Quase que já não se encontram sistemas à venda com SO's da Microsoft.

A este ritmo a Microsoft vai perder o segmento do utilizador pessoal daqui a uns 50 anos ou coisa assim..

E como é que ele se atrevem a concentrarem-se primeiro em 80% do mercado mundial? Isso é discriminação, estão a ignorar uma minoria.

A Apple nunca faria uma coisa destas. Nunca lançaria um telemóvel que as pessoas até diziam que era mágico sem suportar por exemplo 3G.

:O

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

MUahahha "A Apple nunca faria uma coisa destas. Nunca lançaria um telemóvel que as pessoas até diziam que era mágico sem suportar por exemplo 3G. :O"
    LOL é bem companheiro xD bem respondido

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

"Quase que já não se encontram sistemas à venda com SO's da Microsoft"
-Isso é um bocado... nem sei. Tu vives na applândia?
Vais a uma loja de informatica e na secção de computadores o que vês? Umas grandes bancadas de pcs com windows, e uma mesa pequena com uns macs. o que tu disses-te foi um bocado exagero sejamos francos.

não sou fanboy qualquer, não estou a defender nada, apenas fiquei estupefacto com o que disses-te.

Sobre a noticia, pois foi um grande erro que eles fizeram, tinham tudo para apresentar o W7P ao mercado com uma grande qualidade, agora com esta decisão deixou muito a desejar as pessoas que estavam a pensar obter um

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Penso que o utilizador a quem estás a responder estava a ser irónico.

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Não me pareceu mas espero que sim lol

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

O sistema operativo da Microsoft para desktop continua em grande devido aos acordos "estranhos" com os governos. Esses "acordos" colocam os sistemas em todas as instituições governamentais, ensino, etc. Só com um bom governo e com a alteração da mentalidade (resistência à mudança) das pessoas é que se poderá retirar o "poder" desta empresa.
A perda de utilizadores no mercado "móvel" é única e exclusivamente culpa da Microsoft. Os atrasos suscessivos, sem multitasking, requisitos mínimos absurdos e agora isto... só apanhará as pessoas muitos distraídas....

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

"Toda a gente está a mudar-se para Mac OSX ou Linux" "que já não se encontram sistemas à venda com SO's da Microsoft"

Es tão drogado, meus deus larga esse vicio. E não fales do verdadeiro aborto "Iphone" esse sim é um aborto.

0 Voto
Mostrar

@ Aborto

Se não tem argumentos por favor abstenha-se de postar aqui. Todos passamos melhor sem a sua poluição mental. Obrigado.

0 Voto
Mostrar

Re: @ Aborto

E é preciso argumento? Só uns olhos e um pouco de lógica. Vai a uma loja de informática e ai tens o teu argumento.
Desde quando é que já não se encontram sistemas à venda com SO's da Microsoft?
Só se foi assim de ontem para hoje..

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Caríssimo

Escusa de utilizar a ironia porque eu também não escrevi o que escrevi em tom de brincadeira ou gozo. Está no seu direito de concordar ou discordar do comentário que fiz, mas a sua opinião sobre este assunto é tão válida quanto a minha ou a de qualquer outro utilizador. Por norma não costumo responder directamente a um "anónimo", uma vez que quando escrevo alguma coisa assumo responsabilidade pelo que digo e escrevo, e como tal, espero uma atitude recíproca da outra parte (pelo menos quando um comentário é feito directamente a algo que eu digo ou escrevo).

Relativamente ao assunto do "share" dos SO em dispositivos pessoais, só jogo com os factos. Se se der ao trabalho de pesquisar um pouco verá o descalabre existente entre o número de smartphones lançados com o SO da Microsoft com o de outras empresas como Blackberry e Google. E já nem me refiro ao nível das vendas, porque se for pegar por aí a venda de smartphones/PDAs com SO da Microsoft são esmagadas pelas vendas de dispositivos com o Google Android ou com o MAC OS (neste caso apenas o Iphone).

Ao nível dos tablets, segmento em franco crescimento desce o lançamento do iPAD, o domínio é claramente do Sistema operativo da Google (Android). Exemplo disso são os tablets que já estão à venda e que ainda serão postos à venda este ano de empresas como a Samsung, Toshiba, Viewsonic, etc. São mais de 10 os tablets que serão lançados até ao final do ano com este SO.

Ao nível dos Laptops/Desktops mantém-se o domínio da Microsoft por diferentes razões: A primeira pode ser atribuida, como já foi dito por um utilizador, ao facto de existir um lobbie fortíssimo entre a Microsoft e muitos governos e empresas produtoras de hardware. Outra razão vem da practica institucionalizada da utilização deste SO. É óbvio que eu não tiro mérito à Microsoft, que durante anos e anos nos presentiou com o melhor que a informática conseguia por cá fora. Simplesmente os tempos e as tendências mudam, e a grande maioria dos utilizadores (neste caso refiro-me principalmente aos utilizadores de laptops e netbooks) começaram a procurar alternativas que oferecessem sistemas operativos mais fiáveis, leves e que potenciassem a utilização da internet. Claro que haverá sempre um nicho de mercado de utilizadores hardcore que se manterão fieis a este SO uma vez que a utilização do mesmo é a mais ampla e que potencia a utilização da grande maioria de software de 3rd Parties.

Eu não sou anti-Microsoft, uma vez que até tenho um desktop e um laptop servidos pelo Windows 7. Mas confesso que só ainda não transitei para Apple ou para um dos imensos SO baseados em Linux devido ao preço, no caso do primeiro, e à escassez de drivers e aplicações compativeis, no caso do segundo.

Reitero ainda o que havia dito no primeiro comentário que fiz, onde deixei passar a ideia que a microsoft está a perder terreno para os concorrentes no segmento dos utilizadores que utilizam o computador para fins pessoais/privados, e não nos utilizadores que utilizam o SO da Microsoft para uso profissional.

Relativamente ao user "anónimo" se quiser continuar a debater este tema, argumentando proactivamente e instrutivamente, terei todo o gosto em manter esta discussão. De outra forma, e caso opte pela via irónica, terá de encontrar outro parceiro para o efeito.

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Estava a ler e gostei deste comentário.

Concordo com quase tudo que é dito mas gostaria apenas de fazer uns pequenos reparos:

"confesso que só ainda não transitei para Apple ou para um dos imensos SO baseados em Linux devido ao preço, no caso do primeiro, e à escassez de drivers e aplicações compatíveis, no caso do segundo."

Em relação à compatibilidade das aplicações Linux:
  É verdade que a grande maioria das aplicações p/ Linux são livres e como tal foram "portadas" para outros sistemas como o MacOSX e Windows como p/ exemplo o Openoffice, Firefox, Gimp, Blender, Apache, VLC e muitas mais. Mas na direcção contrária apesar de também haver "ports", estes são numa proporção menor provavelmente e na maior parte por razões comerciais.

Existe no entanto uma camada de compatibilidade com ficheiros binários ".EXE" chamada WINE para quem não pode prescindir de algumas aplicações comerciais.

Mas no essencial A maior parte das normas de compatibilidade (de ficheiros, formatos e codificações) são abertas. Sendo na realidade a Microsoft quem menos respeita estas normas. Coloca-se sempre à margem e a deturpar os standards numa tentativa de puxar a brasa à sua sardinha usando para isso todos os meios ao seu dispôr (os bons e os maus). Veja-se por exemplo o caso do "Internet Explorer" e também os entraves que são colocados na (falta de) interoperabilidade com outros sistemas "Office".

No caso dos drivers, Isso já foi verdade mas neste momento passa-se exactamente o inverso: Poderá verificar isto de usar por exemplo um "LIVE CD" mesmo no laptop mais recente, todo o hardware incuindo bluetooth, ligações 3g, webcams, tudo funciona logo à primeira. Ou seja os tem o sistema de drivers mais completo tendo sido inclusive o primeiro SO a Suportar o USB3.

Quanto ao market-share: É verdade que o Linux (Desktop) que tem uma quota de mercado insignificante. Outra coisa não seria de esperar de um sistema que não tem "quartel".
Não tem Orçamento de marketing, não tem força de vendas a não ser algumas iniciativas como o Ubuntu, Fedora, Suse , ou até o nacional Caixa Mágica, que são oferta de empresas que neles baseiam os seus serviços (que é um modelo de negócio muito saudável e permeável aos "pequenos").
O market share só vai mudar quando os fabricantes começarem a resistir às pressões da Microsoft e implementarem os próprios sistemas, e o consumidor poder escolher no acto da compra o sistema mais conveniente em vez de ser sempre obrigado a comprar um Windows qualquer.

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

ah... e o que era o primeiro iphone????? não me digas que ja era 4g...

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Você é um Fanboy da M$ tão ferrenho que até já assimilou as tácticas de desinformação.

Vem de longe a habilidade da M$ para REINVENTAR a realidade tirando partido da sua "credibilidade", projectando as pessoas na incerteza, zona na qual ficam mais vulneráveis a mensagens que pressionam o "botãozinho" do medo.

Este tipo de comunicação se pode considerar como "propaganda" é normalmente utilizado em ambiente de guerra (na guerra a primeira vitima é a verdade ) com recurso a mentiras habilidosamente construídas (como esta a que respondo).

Mas na maior parte, não passam de isso mesmo: MENTIRAS.
Num sistema social evoluído como o que nos encontramos, as autoridades reguladoras deviam punir os autores destas "propagandas" pelo abuso da sua posição, pela deturpação simples da verdade, por uma imoral tentativa de destruição do pluralismo de conteúdos no ensino universitário, e da escola básica (veja-se o caso dos Magalhães), agressividade (funerais?), etc.

PS. Lá porque você não consegue conjugar dois verbos em condições, não faz de mim e outros em "intelectualoides". Ou então você será um "burroide".

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Mas ele tem uma certa razão. Quando a Microsoft anunciou que o Windows Phone 7 iria sair primeiro na Europa que nos Estados Unidos da America fiquei muito admirado.
Agora vem-se a saber que é por estas razões de só suportar GSM que é amplamente usado no mundo e não nos Estados Unidos da America.
Em vez de fazerem um SO para as minorias fizeram para as maiorias e depois mais tarde colmatam as restantes lacunas. É apenas uma decisão empresarial e parece-me ter todo o sentido.
De notar que lendo a noticia da Exame Informática tal como ela está escrita deixa muita confusão no ar e só lendo noutros sites e que fiquei realmente a entender o porquê e sendo assim não é nada escandaloso.

0 Voto
Mostrar

Re: A ignorância rula

Lamento mas o seu argumento é falso. É mesmo por não conseguirem acompanhar o passo da concorrência.

"The chief GSM carriers in the United States are Cingular Wireless, recently merged with AT&T Wireless, and T-Mobile USA. Major CDMA carriers are Sprint PCS, Verizon and Virgin Mobile. There are also several smaller cellular companies on both networks."

in http://www.wisegeek.com/w...

Com os melhores cumprimentos.

0 Voto
Mostrar

Re: A primeira versão do Windows 7 apenas funciona

estão a brincar? espera...ainda não é dia 1 de abril...é a sério?!

0 Voto
Mostrar

?!

Não entendo estes gajos quando tem uma oportunidade de dar cabo da concorrência fazem borradas destas.

0 Voto
Mostrar

Re: ?!

De facto ficou muito mal na fotografia a equipa do Windows Phone 7.
Mereciam bem um despedimento colectivo.

0 Voto
Mostrar

Re: ?!

Andam nas brincadeiras a fazer funerais que até se esquecem de coisas básicas.
Estão um bocado parecidos como o nosso país.

0 Voto
Mostrar

Parece-me que vai haver um aborto!

Se não nascer não é preciso haver funeral. A pergunta é, como é que uma empresa como a Microsoft com milhares de programadores em todo o mundo consegue fazer um disparate destes.

Como é que será que virão as especificações do equipamento?

Velocidade do Processador CPU - 528 MHz
Memória - ROM: 512 MB - RAM: 384 MB
Cartão de memória microSD™ (compatível com SD 2.0)
Capacidade até 32 Gb
3G: Até 7.2 Mbps de velocidade de descarga
Até 384 Mbps de velocidade de subida
GPRS: Até 114 kbps de descarga
EDGE: Até 560 kbps de descarga
Wi-Fi™: IEEE 802.11 b/g (Mas não funciona, o SO não tem driver)

É que me vou fartar de rir.

0 Voto
Mostrar

Re: Parece-me que vai haver um aborto!

"Wi-Fi™: IEEE 802.11 b/g (Mas não funciona, o SO não tem driver)"

    Não percebi o conteúdo deste comentário. O que é que o WIFI tem a haver com a rede CDMA ou GSM?
    A notícia diz que a rede de comunicações CDMA não é suportada e apenas isso. Onde é que entra o WIFI na notícia? No âmbito das comunicações telefónicas, WIFI só para comunicar como VOIP, porque a notícia relata a incompatibilidade com a rede de telecomunicação CDMA.

0 Voto
Mostrar

Re: Parece-me que vai haver um aborto!

Tens razão, foi um lapso meu. Reformulo.

Frequency Bands GSM 1800
GSM 1900
GSM 850
GSM 900
WCDMA Band I (2100) (Não suportado pelo SO até meio de 2011)
WCDMA Band II (1900)(Não suportado pelo SO até meio de 2011)
WCDMA Band IV (1700/2100)(Não suportado pelo SO até meio de 2011)
WCDMA Band V (850)[1](Não suportado pelo SO até meio de 2011)
WCDMA Band VIII (900) Data Bearers Dual Transfer Mode(Não suportado pelo SO até meio de 2011)
EDGE Class B
EGPRS
HSDPA Cat9 10.2 Mbps
HSUPA Cat5 2.0 Mbps
WCDMA(Não suportado pelo SO até meio de 2011)
WLAN IEEE 802.11 b/g/n

0 Voto
Comentar
Quer participar na discussão
Registe-se ou faça Login
*
5000 caracteres disponíveis

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia. Respeite as nossas Termos de utilização.

Newsletters

Subscreva a nossa newsletter diária com as útilmas novidades do mercado aqui:

mail
newsletters
NAS BANCAS
Exame Informática 203, maio de 2012

Exame Informática 203, maio de 2012

Será o 4G capaz de substituir os acessos de banda larga fixos? Fique a conhecer a tecnologia LTE ao pormenor e quais as vantagens e o desempenho desta nova geração de redes móveis.